Mochilão México 2015 - PARTE I: Sobre o México

(Foto Blog Diquei)
Terra de Frida Kalho e país que hospeda uma das sete maravilhas do mundo, o México vai muito além dos 50 tons de azul das águas da Península de Yucatán. Beleza natural, história e cultura se encontram.
Frida Kalho (Reprodução Google)

Tudo tem um porque...

...Caveiras Mexicanas

Ao contrário do que se pode pensar, as famosas caveiras mexicanas representa a vida, isso mesmo, para os Mexicanos o famoso Día de los Muertos (parecido com o dia de finados no Brasil) ocorre de 31 de outubro até 02 de novembro e simboliza a renovação, a aceitação da morte como parte da vida.
A caveira, para os mexicanos, representa a vida e originalmente foi utilizada em forma de máscaras durante estas festas, com intuito de mostrar que não havia diferença entre os ricos e pobres, já que diante da morte todos são iguais.

Caveiras mexicanas (Reprodução Google)

...Tequila

Ha quase três séculos, no povoado de Tequila, estado de Jalisco, no México, nasceu uma das mais tradicionais bebidas da América Latina. O processo de produção do destilado, que leva o mesmo nome da cidade de origem, é tão curioso quanto burocrático. O governo do país, através de leis e normas, estabelece como e onde produzir, envasar e rotular a bebida.

Elaborada a partir de uma planta chamada agave azul, a tequila é considerada patrimônio cultural mexicano desde 1974.

...Pirâmides do Sol e da Lua

Em Teotihuacan patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1987, há aproximadamente 48 km da cidade do México, encontram-se as famosas pirâmides do Sol e da Lua. A pirâmide do Sol é a terceira maior do mundo e tem este nome porque está voltada para o oeste de modo que no solstício de verão, o sol se põe exatamente na sua frente. Ja a pirâmide da Lua é menor que a a do Sol porém não mesmo graciosa, vale a pena pesquisar sobre a história destas pirâmides.
Pirâmide da Lua (Reprodução Google)

Dicas antes de embarcar

Procure estudar sobre o local que vai visitar, com relação a necessidade de visto e documentação em geral, vacinação, seguros obrigatórios, etc.
No caso do México, há um acordo para suspensão de solicitação de vistos para brasileiros desde 16 de Março de 2013, isto é, se for viajar ao México nas condições de Turismo/Trânsito/Negócios (por um período de no máximo 6 meses) está insento de visto Mexicano.

Foi abolida a necessidade de vacina contra a febre amarela ou para qualquer outra enfermidade para entrar no México.
Foto: Thinkstock

Curiosidades sobre o México


1 - Para os amantes de história o país é destino obrigatório. A Cidade do México possui o maior número de museus do mundo, entre as principais atrações estão a Casa de Frida Kahlo, o Museu de Arte Moderna, Museu Mural Diego Rivera e o Museu Nacional de Arte.

2 -  O Castelo de Chapultepec foi o primeiro castelo construído no continente americano. Construído em 1785, como casa de campo do vice-rei Bernardo de Gálvez, ao longo dos tempos teve diversos usos, como armazém de pólvora e academia militar. Atualmente abriga um jardim botânico, lagos, amostras culturais, bem como o imponente Museu de Antropologia e História.

3 - Além do Espanhol, idioma oficial, o país possui mais de sessenta línguas indígenas. Acredita-se que pouco mais de 1% da população falem exclusivamente essas línguas. Entre esses idiomas locais, o Náhuatl é a que conta com o maior número de falantes.

4 - O chocolate, um dos alimentos mais apreciados em todo o mundo, teve sua origem em 1.500 a.C, na região onde hoje está localizado o país. A civilização Olmeca foi a primeira utilizar o cacau para o preparo de uma bebida amarga, e geralmente temperada com baunilha e pimenta, que era considerada sagrada em alguns rituais religiosos.

5 - A Basílica da Nossa Senhora de Guadalupe é o segundo santuário católico mais visitado do mundo, com 20 milhões de peregrinos ao ano, só fica atrás da Basílica de São Pedro, em Roma. A basílica está localizada no local onde a santa teria aparecido para o índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin no século 16.

6 - Civilizações antigas, como os Astecas e os Maias, são estudadas até hoje por conta de seus grandes feitos nas áreas de arquitetura, matemática, sistemas astronômicos e desenvolvimento de linguagem oral e escrita. Berço destas civilizações, o México mantém seus prédios e ruínas em ótimo estado de conservação, considerados Patrimônio Histórico da Humanidade. A cidade de Oaxaca, por exemplo, é para obrigatória entre os turistas.

7 - Por conta de sua localização geográfica privilegiada, o México possui costas voltadas tanto para o oceano Atlântico quanto para o Pacífico e possui aproximadamente 450 praias. As águas claras de diversas tonalidades e areais brancas atraem turistas de todo o mundo. Playa del Carmen, Cancun e Riviera Maya são uns dos destinos mais procurados.

8- Baseada em três principais ingredientes, --milho, feijão e chili (um tempero a base de pimenta, cominho, orégano e alho)--, a culinária mexicana é umas das mais ricas do mundo em proteínas, vitaminas e minerais.  São diferentes pratos típicos, doces e bebidas que conferem ao local sabores e texturas únicos.
Fonte: Catraca Livre

Dicas para os passeios locais

Durante os passeios, não leve os documentos originais, mas sim cópias do passaporte e de outros documentos importantes.
Tenha anotado os telefones de sua casa, da embaixada e consulado brasileiros


Para dúvidas, acesse o site do Consulado Mexicano Clique aqui




You Might Also Like

0 comentários

@BlogDiquei no Instagram